Produtos

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher (08 de março) ou 8M, você sabe o porque desse dia?

Muitos acreditam que a data foi “criada” devido a um incêndio em uma fábrica têxtil que matou 130 mulheres em 1911 em Nova York. Na verdade esse incidente ocorreu em 25 de março e não deixa de ser um triste acontecimento a ser lamentado. Fato é que desde o final do século 19 várias organizações femininas promoveram protestos e passeatas em prol de melhores condições de trabalho e igualdade.

Somente em 08 de março de 1917 quando estimadas 90 mil mulheres se manifestaram contra o Czar Nicolau II, às más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra. O protesto ficou conhecido como “Pão e Paz” quando a data finalmente se consagrou, sendo oficializado como do Dia Internacional da Mulher em 1921.

Em 1945 a ONU assinou o primeiro acordo de igualdade entre homens e mulheres, mas somente em 1977 o “08 de março” foi reconhecido pelas Nações Unidas.

Por que é tão importante ter um dia para se comemorar o dia da mulher? Porque historicamente as mulheres sempre sofreram objetificação e até hoje em pleno século 21 vemos isso diariamente, quer seja em noticiários ou até mesmo próximo a nós entre familiares e amigos.

Mesmo ganhando voz e apoio a cada dia, ainda vivemos em um país onde a taxa de feminicídio está entre as 5 maiores do mundo!!!

Precisamos nós homens e mulheres trabalharmos e lutarmos juntos para mudar essa realidade, precisamos nós homens entender que as mulheres não são objetos ou seres inferiores, muito pelo contrário. Pesquisas cientificas comprovam dia a dia sua superioridade intelectual perante a nós homens, será esse o problema? Será que é o medo machista enraizado numa criação arcaica de que elas venham a tomar nosso lugar?

Espero mesmo que elas venham a dominar completamente o mundo! Que elas venham a ser a maioria das governantes dos países. Quem sabe assim a fome, as guerras e as diferenças sociais diminuam, porque vou te falar. Na mão de nós homens não tá dando muito certo não!

Abraços…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.